Sinônimo de econômica, o Mercado Livre de Energia oferece liberdade para a contratação de toda energia elétrica adquirida pelo consumidor.
A Tendência Energia auxilia empresas a negociar condições comerciais como preço, fornecedor, quantidade de energia contratada, formas de pagamento, entre outros fatores que podem gerar economia nos custos com energia elétrica.
A livre negociação e o poder de selecionar o fornecedor criam um ambiente competitivo, que permite ao consumidor adquirir energia por um preço menor, além de maior flexibilidade e poder de decisão.
Quem possui demanda superior a 1,5 MW pode sair do mercado cativo – ou seja, romper o contrato com a distribuidora local – e aderir à compra direta com o fornecedor de energia por meio de uma gestora/comercializadora de energia. Consumidores com demanda contratada igual ou maior que 500 kW e menor que 2.500 kW, independentemente do nível de tensão, também podem ser livres, porém necessariamente devem comprar energia proveniente de fontes especiais.
Demanda contratada
Data de Conexão
De qual fonte pode adquirir energia?
Livre
Demanda contratada
Maior ou igual a 1.500 kW
Data de Conexão
Ligação após 01/01/2021
De qual fonte pode adquirir energia?
Qualquer fonte
Especial
Demanda contratada
Maior que 500 kW
Data de Conexão
Qualquer data
De qual fonte pode adquirir energia?
Fonte Especial
Para migrar para Mercado Livre de Energia existem dois caminhos: pelo Modelo Tradicional ou Atacadista em que a empresa precisa estar vinculada diretamente ao Conselho da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), ou pelo Modelo Varejista, em que a participação é por meio de uma empresa habilitada no Ambiente de Contratação Livre (ACL). Entenda mais sobre eles:
Na Modalidade Atacadista, o consumidor se relaciona com a comercializadora e também com a CCEE. Dessa forma, a empresa compra a energia com a comercializadora e tem algumas obrigações diretas com a CCEE como:
E outras obrigações mais que direcionam esta modalidade para empresas que já possuam experiência própria com compra e venda de energia.
Diferente do Modelo Atacadista, ao optar pelo Modelo Varejista, sua empresa não precisará estar vinculada ao CCEE, visto que essa responsabilidade é do agente que está representando a empresa, no caso a Tendência Energia. Dessa forma, todo o processo se torna mais acessível e menos burocrático. Além desses benefícios, outros que se destacam são:
Essa é a modalidade indicada para empresas que buscam mais facilidade na adesão e na operação no mercado livre.
Conte conosco para cuidarmos de todo o processo de migração da sua empresa para o Mercado Livre de Energia por meio da modalidade varejista. Ficamos responsáveis por todas as burocracias e te assessoramos na melhores opções de contratação para a sua realidade.
Peça um estudo de viabilidade gratuito para ter uma simulação dos benefícios que a migração pode trazer para sua empresa clicando no botão abaixo:
Dúvidas? Deixe sua mensagem que a nossa equipe entrará em contato assim que possível.